Desenvolvedor de Software: Profissão, Jornada, Habilidades e Salário
A profissão de desenvolvedor de software vem chamando cada vez mais a atenção de muitas pessoas. Em um mundo onde a tecnologia está reinando, as empresas do setor estão cada vez mais em busca de talentos para integrar seu quadro de profissionais.
Outra coisa que chama a atenção nessa profissão são os altos salários que o mercado paga para esses profissionais.
Portanto, neste artigo discutiremos tudo sobre a profissão de desenvolvedor de software, abordando habilidades, salários e o que é preciso para atuar nesta área.
Lista do Conteúdo do artigo
O Universo de um Desenvolvedor de Software
Afinal, o que faz um desenvolvedor de software? O desenvolvedor, também chamado de programador e conhecido pela abreviação “dev”, é um profissional que escreve código de programação.
Mas não é só isso: esse mesmo profissional é um dos responsáveis por analisar e projetar o produto, que no caso é um software, desenvolvendo e aperfeiçoando funcionalidades essenciais e inovadoras para cada software.
O que é um Software? Estamos chamando de software os projetos que podem ser desenvolvidos via programação, como, por exemplo: sites, apps, sistemas web, jogos e muito mais.
Portanto, podemos fazer uma analogia do programador com um arquiteto, onde é preciso desenhar o sistema a ser desenvolvido e os recursos necessários para criação desse projeto.
Campos de Atuação
Um programador pode atuar em diversas frentes, desde que tenha as habilidades e competências necessárias para atuar em mais de um segmento do desenvolvimento.
- Desenvolvimento web: aqui ele será responsável por criar sites, APIs e sistemas web voltados para serem executados em navegadores de internet.
- Desenvolvimento mobile: cria apps para celulares, smartphones, tablets e smart TVs, por exemplo, podendo desenvolver soluções para sistemas operacionais Android e iOS, ou simplesmente focar em um dos sistemas operacionais.
- Desenvolvimento de sistemas empresariais: muitas empresas necessitam de um sistema privado só para ela. Então um programador de sistemas pode elaborar e criar um sistema totalmente personalizado para atender a essa necessidade.
Outras áreas de atuação: Existem ainda diversas áreas em que um programador pode atuar, como o caso do desenvolvimento de jogos, bem como a criação de inteligências artificiais, computação em nuvem e muito mais.
Habilidades Essenciais para o Sucesso
Competências Técnicas
Para programar, é necessário ter habilidades e competências adequadas. Portanto, o dev tem que saber linguagens de programação para a área em que deseja atuar. Por exemplo, no caso de desenvolvimento Web, as principais linguagens são JavaScript e PHP.
Além disso, as empresas vão exigir também conhecimentos em frameworks de sucesso, no caso do PHP, Laravel, por exemplo, e para JavaScript: React, Next.js e afins.
Um programador de sucesso deve ter em mente que terá que se manter em aprendizado contínuo. Afinal, a tecnologia vem mudando constantemente e, com isso, sempre surgem novas tecnologias para melhorar o desenvolvimento.
Portanto, saber linguagens de programação para a área de desenvolvimento, conhecer os principais frameworks dessa área e manter um aprendizado contínuo são habilidades bastante valiosas para um programador.
Competências Comportamentais
Essas são habilidades que fazem a diferença em qualquer profissional nos dias atuais, conhecidas como Soft Skills. São habilidades que um profissional deve ter para lidar com situações da rotina do trabalho, como resolução de problemas de forma criativa, boa comunicação com a equipe de trabalho, rápida adaptação no trabalho e com equipes e projetos.
Um pensamento analítico e crítico vai impulsionar o programador para alcançar os patamares mais altos em sua carreira.
Trilha de Formação
Caminhos Educacionais
Por onde começar o estudo para ser um desenvolvedor de software? Os caminhos são diversos, podendo começar sem investimentos.
Como, por exemplo, consumindo conteúdo em plataformas como o YouTube e aprendendo com profissionais da área, bem como começar do jeito tradicional, no caso fazendo uma graduação na área em cursos tecnológicos e superiores.
Além das graduações, diversas empresas oferecem cursos e certificações complementares para você se tornar um programador, aprendendo as principais tecnologias do mercado.
Recursos de Aprendizagem
- Plataformas online de ensino
- Comunidades de desenvolvedores
- Eventos e conferências de tecnologia
- Projetos open-source
- Mercado de Trabalho e Perspectivas
Cenário Profissional
De acordo com fontes como o Código Fonte TV e outros portais renomados do Brasil, o mercado de TI continuará aquecido em 2025. Isso está ligado ao crescimento do uso e desenvolvimento da Inteligência Artificial e também às aplicações de dados e outros setores do mercado.
Portanto, com essa tendência, pode-se constatar que ainda vale a pena investir na carreira em tecnologia da informação.
Aspectos Financeiros
- Faixa salarial média
- Fatores que influenciam a remuneração
- Oportunidades nacionais e internacionais
De acordo com a última pesquisa salarial realizada pelo Código Fonte TV em 2024, participaram dessa edição 15.049 profissionais. Segundo a pesquisa, foram gerados “alguns insights rápidos que geramos sobre o mercado de desenvolvimento de software a partir das respostas dadas pelos participantes” (Código Fonte TV, 2024, disponível em: https://pesquisa.codigofonte.com.br/2024).
Como visto na imagem acima, os salários são bem interessantes desde estagiários até especialistas da área.
Desafios e Oportunidades de um Desenvolvedor de Software
Alguns desafios dessa área, como em qualquer outra, estão relacionados à preparação e escolha de especialização. Por exemplo, quando falamos de programador, esse pode ser um programador front-end: que programa a parte visível e interativa com o usuário final; back-end: que programa a parte não acessível ao usuário; full-stack: programador capaz de fazer os dois lados da aplicação, ou seja, tanto front quanto back-end.
Além disso, outras especialidades como mobile, dados e inteligência artificial também são bastante fortes. Então, esse é um desafio para quem está entrando na área de desenvolvimento de software: escolher uma especialidade de que goste de atuar.
Construindo uma Carreira Sólida
Estratégias de Desenvolvimento Profissional
- Construção de portfólio: para quem deseja começar no mercado. Certamente a melhor opção é mostrar do que você é capaz para os recrutadores, expondo seus projetos e códigos-fonte em seu portfólio e GitHub.
- Networking: Crie laços de amizade com seus colegas e professores, bem como com outras pessoas através de fóruns e redes sociais. Isso é uma estratégia excelente.
- Participação em comunidades tecnológicas: Mantenha-se ativo nas comunidades e fóruns que você participa e fique de olho nas oportunidades.
- Contribuições para projetos open-source: Crie projetos abertos para o público e contribua com ideias e funcionalidades relevantes para os projetos.
Dicas para Iniciantes
- Como começar do zero: comece entendendo a base, geralmente escolhendo uma linguagem de programação de que goste e que tenha mercado. Então aprenda a lógica de programação, escreva seus algoritmos e teste cada um deles.
- Erros comuns a evitar: não tente aprender mais de uma linguagem de programação ao mesmo tempo, no início. Como disse no tópico anterior, escolha uma e a estude a fundo.
- Mentalidade de aprendizado: Mantenha-se sempre antenado nas tendências da área que escolheu e busque sempre melhorar suas habilidades tanto técnicas quanto interpessoais.
- Importância da prática constante
- Pesquise em fontes confiáveis como o YouTube, afinal o YouTube pode te oferecer várias maneiras para você aprender algo novo.
Conclusão sobre Desenvolvedor de Software
Neste artigo, você teve uma introdução ao mercado de programação de software e viu que a tendência para a área em 2025 é continuar tendo demanda para esses profissionais. Portanto, ainda é uma boa opção estudar e se qualificar nessa profissão.
Nossa sugestão é que você escolha fazer o que gosta não pelo dinheiro, mas pelo seu próprio amor pela área.
Chegamos ao fim deste artigo e espero ter ajudado com essas informações e dicas. Até breve! Ah, e se você gostou do post, compartilhe com seus amigos que também gostam desse tipo de conteúdo.